
Parceiros
Queremos bons parceiros para investirmos numa melhor Literacia em Saúde em Portugal.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) recomendam vivamente o estabelecimento de parcerias multiprofissionais e multidisciplinares.
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) é constituída por um corpo muito forte e credível de profissionais de várias áreas da saúde e do social, com competências diversas e com um conjunto de boas práticas bem implementadas.
Visamos o reforço da credibilidade e sobretudo da implementação, na prática, de estratégias de literacia em saúde.
Incentivamos os potenciais e atuais parceiros a colaborarem connosco – SPLS – na melhoria dos resultados de saúde e bem-estar dos indivíduos, grupos, entidades, comunidades, da sociedade no seu todo.
As parcerias geram sinergias e efeitos benéficos para todas as partes envolvidas.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) recomendam vivamente o estabelecimento de parcerias multiprofissionais e multidisciplinares.
As parcerias geram sinergias e efeitos benéficos para todas as partes envolvidas.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) recomendam vivamente o estabelecimento de parcerias multiprofissionais e multidisciplinares
Parceiros Organizacionais
O Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E. é um hospital público geral, integrado na rede do Serviço Nacional de Saúde (S.N.S.) da Região Alentejo
O Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E. é um hospital público geral, integrado na rede do Serviço Nacional de Saúde (S.N.S.) da Região Alentejo
Investigadores & Profissionais de Saúde
A AICIB pretende dar a conhecer oportunidades de financiamento e desenvolvimento de estudos clínicos aos investigadores e profissionais de saúde, facilitando a pesquisa científica a nível nacional.
Missão Ilhafarma - A Sua Saúde, a Nossa Missão

Parceiros Individuais
Founder of the Global Health Literacy Academy; President of the International Health Literacy Association.
Professor Don Nutbeam FFPH (UK), FAAHMS
Executive Director
SYDNEY HEALTH PARTNERS
The University of Sydney NSW 2006
AUSTRALIA
As boas parcerias geram maior confiança entre as partes e propagam os efeitos para os seus públicos.
As parcerias com a SPLS, no âmbito da sua missão, atribuições e competências, podem beneficiar todas as fases do ciclo de vida das pessoas, desde o nascimento, ou mesmo antes, até ao final de vida.
As parcerias com a SPLS, no âmbito da sua missão, atribuições e competências podem beneficiar as entidades, organizações e outros coletivos, assim como a sua inserção na comunidade e o aumento do seu valor para os seus destinatários.
O tipo de parceria que a SPLS pode estabelecer com os vários parceiros, pode ser diferente, e estudado caso a caso.
Para uma melhor ideia do tipo de parcerias que a SPLS pode efetuar, apresentamos alguns dos seguintes domínios (sem estarem de forma exaustiva) e que se devem enquadrar na missão, atribuições e competências da SPLS:
- Financiamento de Prémios de Literacia em saúde
- Financiamento de Eventos específicos
- Financiamento de Formações (à medida)
- Disseminação de conteúdos da SPLS e parceiro
- Disponibilização de materiais, equipamentos, espaços para intervenções (como congressos, debates, seminários, conferências, entre outros momentos)
- Organização de eventos conjuntos
- Cruzamento de notícias entre os sites – SPLS e parceiro
- Inserção de logotipos nas páginas de site – SPLS e parceiro
- Criação de materiais de divulgação onde conste o apoio do parceiro
- Testemunhos credíveis facultados pela SPLS aos parceiros
- Intervenção de especialistas de literacia em saúde na comunidade e em entidades parceiras
- Apoio (financiamento ou outro) a Projetos de literacia em saúde , por ex: saúde comunitária, saúde mental, envelhecimento com saúde, doença crónica, saúde digital, storytelling, etc.
- Apoio a publicações técnicas e científicas organizadas pela SPLS
Cada Parceria deve ser avaliada caso a caso. Por favor, se desejar efetuar uma consulta sobre a possível parceria com a SPLS - Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, envie email para:
Mariana Coutinho
Patient Advocate. Associação Evita
For population health determinants, it is known that one’s socioeconomic status shapes health inequalities, education, income level, living conditions

Ruth Calvão
Presidente do Centro de Estudos Judaicos de Trás -os- Montes (CEJTM), Portugal