IMG-20220929-WA0023.jpg

Que saúde? What Health?
 

Presidente da SPLS e Conselheira Marisa Bermudez Brito moderam painel do projeto DiversITY da Fundação Aga Khan Parcerias para o Impacto (Portugal Inovação social), Processos Colaborativos em...que saúde? What Health?" que teve lugar no Centro Ismaili de Lisboa, no dia 28 de setembro de 2022.

 

O projeto diversITy iniciou-se em outubro de 2020, ao abrigo do programa Parcerias para o Impacto - Portugal Inovação Social, contando também com o apoio de vários investidores sociais. Envolvendo groundstigators e profissionais de saúde, têm vindo a ser co-criados recursos sobre temas em saúde, em várias línguas, tendo em consideração os diferentes entendimentos e experiências dos vários participantes, com o intuito de aumentar a literacia em saúde de pessoas de origens e culturas diversas, para as quais é desafiante entender o funcionamento dos serviços de saúde.

 

Os groundstigators são membros da comunidade oriundos de diferentes geografias do mundo e falantes de outras línguas, que desempenham um papel de investigadores «no terreno», assumindo-se como pensadores e observadores cuidadosos das diversas perceções das pessoas, independentemente do seu nível de escolaridade ou qualificação académica. Ao co-desenvolverem o projeto nas suas diferentes fases de implementação, conjuntamente com os profissionais de saúde, o seu papel foi e é primordial.  O diversITy contou com o envolvimento empenhado e fundamental de 3 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região de Lisboa bem como com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS – UL) para a avaliação do projeto.

image002.jpg