Dia_Mundial_Saude_07-04-2022_literacia_em_saude_feed.png
img_2827_51989466135_o
img_2827_51989466135_o

press to zoom
img_2823_51989466385_o
img_2823_51989466385_o

press to zoom
Premio nacional de LS Pavilhao do Conhecimento_n
Premio nacional de LS Pavilhao do Conhecimento_n

press to zoom
img_2827_51989466135_o
img_2827_51989466135_o

press to zoom
1/35

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - LITERACIA FAZ BEM À SAÚDE

PARCERIA SPLS E CIÊNCIA VIVA & LANÇAMENTO DO PRÉMIO NACIONAL DE LITERACIA EM SAÚDE (2 CATEGORIAS) 7 de abril 2022
 

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde – SPLS - e a Ciência Viva, organizou a celebração do Dia Mundial da Saúde a 7 de abril 2022, no Pavilhão do Conhecimento. Com um programa muito completo, foram debatidos, por várias personalidades, um conjunto de temas que interessam à literacia em saúde.
O 1º painel, sob o tema Literacia em Saúde, Comunidades, Educação, Investigação, moderado pela Prof. Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS, investigadora, foi constituído pelo Prof. Miguel Arriaga, Chefe de Div. de Literacia em Saúde da DGS, Prof. Célia Belim, Professora ISCSP e Dra. Teresa Machado Luciano, Vice-Presidente da AICIB centrou-se sobre a importância da Comunicação em saúde, como instrumento poderoso da literacia em saúde para a mudança de comportamentos. Neste processo, os fatores motivacionais são importantes para apoiar a mudança de comportamentos ao longo do ciclo de vida. No 2º painel, moderado pela Prof. isabel fragoeiro, Presidente da Escola Superior de Saúde da Univ. Madeira e Presidente do Cons. Científico SPLS, constituído pelo Dr. Luís Campos, Coord. para área dos cuidados hospitalares do Grupo de Apoio Técnico à Implementação das Políticas de Saúde do Min. Saúde, Dr. Rui Nogueira, Médico, Presidente da Mesa da A.G. da SPLS, e Prof. Jose Mendes Nunes, Nova Medical School, sobre a Humanização e Integração de Cuidados: Hospital, Saúde de Proximidade e Domicílio. Como organizar os cuidados centrados nos doentes, a importância da experiência do doente, a comodidade da pessoa quando procura e usa os serviços de saude, a transferência de competências de saude para as autarquias e a importância da humanização de cuidados. Todos concordam que a comunicação vai ser fulcral na melhoria dos cuidados de saúde.

 

LANÇAMENTO DO PREMIO NACIONAL DE LITERACIA EM SAUDE


Nos estatutos da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde destina-se a premiar equipas de trabalho, que desenvolvem a sua atividade de investigação no terreno, que tenham implementado ou venham a implementar estratégias de literacia em saúde.
Apoio da Ciência Viva à 1ª categoria do prémio, representada pela Dir. Exec. da Ciência Viva, Prof. Ana Noronha, é centrado nas Estratégias e intervenção de literacia em saúde para promover a vigilância
Na 2ª Categoria do Premio, apoiado pela ROCHE, representada pela Drª Rute Peixinho, Estratégias e intervenção de literacia em saúde no domínio da segurança e da capacitação do doente, das associações representativas de doentes e dos cuidadores.
Foi ainda anunciado pela Pres. da SPLS e a Vice-Presidente da AICIB o apoio à SPLS para formação especifica para as associações de doentes, a nível nacional. 

 

 

Patrocínios

ciencia_viva-1.jpg
Logo Roche Azul.png