• Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde

Rui Nogueira

Atualizado: 23 de ago.


A SPLS impõe-se neste enquadramento como sociedade científica basilar e premente, multidisciplinar e de proximidade. Os profissionais de saúde saberão desenvolver os conceitos e valorizar a prática

Começar um caminho Rui Nogueira, Presidente da Assembleia Geral da SPLS ​ A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) constituída em 19 de janeiro de 2022, com tomada de posse dos seus corpos sociais no passado dia 26 de março, deverá assumir-se como sociedade científica vocacionada para a promoção do desenvolvimento de cuidados de saúde centrados na pessoa. A sua fundação e início de atividade é uma inevitabilidade e preenche uma lacuna.

Por isso temos recebido inúmeras manifestações de apoio, não apenas de profissionais de saúde, mas também de organismos estatais e de instituições nacionais e internacionais credíveis. De todos esperamos o apoio e neste momento de tomada de posse agradecemos penhoradamente os incentivos manifestados. No mundo complexo em que vivemos temos um vasto caminho para criar e percorrer. A literacia em saúde afirma-se por si, mas carece de orientação, de formação profissional e de desenvolvimento permanentes.

As competências das pessoas para aceder, compreender e usar as informações e saber circular no sistema de saúde são cada vez mais importantes para a sua saúde. Em Portugal e em muitos outros países, a literacia em saúde é indispensável para a promoção e manutenção de vida saudável e indissociável do desenvolvimento sustentável dos povos e do nosso futuro de vida em comunidade. A SPLS impõe-se neste enquadramento como sociedade científica basilar e premente, multidisciplinar e de proximidade. Os profissionais de saúde saberão desenvolver os conceitos e valorizar a prática.

Os valores humanistas fundamentais e os princípios éticos indispensáveis são pilares que defendemos e promovemos. A SPLS saberá afirmar-se na comunidade científica e acolher os contributos dos profissionais de saúde de diferentes áreas do saber. A literacia em saúde precisa de todos. As pessoas, as famílias e as diferentes comunidades carecem de literacia em saúde. Todos necessitamos de literacia em saúde. ​ Rui Nogueira Sócio fundador SPLS

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo