• Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde

Marisa Viegas

Atualizado: 23 de ago.


Uma sociedade com mais literacia em saúde é uma sociedade na qual as pessoas têm oportunidade de aprender e desenvolver as suas capacidades ao longo da vida de forma a dar resposta aos desafios e oportunidades que envolvem a sua saúde e bem-estar.



Uma sociedade com mais literacia em saúde é uma sociedade na qual as pessoas têm oportunidade de aprender e desenvolver as suas capacidades ao longo da vida de forma a dar resposta aos desafios e oportunidades que envolvem a sua saúde e bem-estar. É também uma sociedade na qual as respostas de saúde (hospitais, cuidados de saúde primários, farmácias, plataformas digitais entre outras) estão pensadas e são entregues de forma mais amigável, simples e próxima, convidando a uma utilização mais consciente e confiante dos cidadãos que as procuram.

Já muito caminho tem sido feito por uma maior literacia em saúde, mas há ainda espaço para muitos outros passos. No meu ponto de vista, o caminho é multidisciplinar, convida a uma maior colaboração entre setores (saúde, educação, indústria, para dar alguns exemplos) e apela para a capacidade de ouvir, saber comunicar ciência, e saber negociar. Esta união de esforços organizada que tão bem caracteriza o agir em saúde pública, tornará possível preparar um futuro mais justo em termos de saúde para todos.

Da minha experiência em contexto clínico e, nos últimos anos, em contexto comunitário, a comunicação é o motor diário para promover mais literacia em saúde e, a aprendizagem contínua, o combustível capaz de incentivar a mudança a curto e a longo prazo.

Trabalhar por uma maior literacia em saúde é um trabalho desafiante, mas onde o envolvimento de todos pode gerar ganhos significativos para o bem-estar e resiliência de todos nós enquanto sociedade.

Marisa Viegas Consultoria em Educação para a Saúde (Hikari) Mestranda em Saúde Pública Pós-graduação em Psicologia da Saúde Licenciatura em Radioterapia

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo