
SPLS apela para a compreensão da Doença Cavernoma
O que é a Doença Neurológica Cavernoma?
O cavernoma é uma malformação cavernosa cerebral dos vasos sanguíneos, também conhecida como angioma cavernoso. É um tumor benigno e tem o aspecto de uma framboesa/amora. O cavernoma é causado pela concentração de uma quantidade excessiva de sangue nos vasos sanguíneos.
Os cavernomas localizam-se, sobretudo, no cérebro e na medula óssea e medem alguns milímetros ou, em alguns casos, centímetros. Também podem aparecer em outras partes do corpo, e nestes casos, designam-se normalmente hemangiomas.
Ao aumentar de tamanho, o cavernoma pode sangrar, o que acontece em qualquer idade. A maioria das pessoas não apresenta sintomas, sofrem, portanto, de cavernomas assintomáticos.
A maioria das pessoas com cavernomas assintomáticos não sabem que têm cavernomas.
Sintomas da doença Cavernoma:
-
Convulsões;
-
Hemorragias cerebrais em zonas que podem começar a deixar de funcionar corretamente;
-
Défices neurológicos;
-
Ataques epiléticos;
-
Paralisia facial;
-
Dificuldades na fala, visão e audição;
-
Dificuldade de concentração na realização de tarefas;
-
Dificuldades respiratórias que perturbam o sono e podem causar apneia;
-
Adormecimento de membros superiores e inferiores;
-
Dores de cabeça;
-
Soluços.
Tratamento da doença Cavernoma:
O tratamento pode consistir apenas na administração de medicamentos antiepiléticos para evitar convulsões e outros ataques epiléticos.
Mas, o principal tratamento de cavernomas é a via neurocirúrgica, porque a remoção total do cavernoma elimina, em princípio, o risco de evolução do cavernoma e permite a recuperação do déficit inflamatório.
Cavernona : Números de casos em Portugal e no mundo
Em Portugal, tem sido problemática a quantificação anual dos cavernomas diagnosticados.
Mas, presume-se que, por ano, são diagnosticados cerca de 240 a 250 casos nos Centros Hospitalares Públicos. Nos Hospitais Privados, ainda não sabemos. No entanto, a entrada em vigor da nova versão (versão 11) da Classificação Internacional de Doenças, em Portugal, permitirá reduzir a referida dificuldade, uma vez a contagem será feita com base no novo código referente à malformação cavernosa cerebral - 8B22.41.
Por isso, esperamos que o rastreamento do número de casos seja mais rigoroso, a curto prazo.
Na Europa e nos EUA, a quantificação dos casos é satisfatória, bem como no Brasil. No entanto, tudo nos leva a crer que existem constrangimentos semelhantes aos que referimos e, eventualmente outros, que desconhecemos. Portugal, articula-se essencialmente com a European Cavernoma Alliance, para interagir e tirar partido dos avanços já feitos em alguns países europeus.
Estaremos atentos aos testemunhos quer dos médicos especialistas quer dos investigadores relativamente à segurança na nova classificação e registo, de uma forma mais rigorosa.
Contatos ASSOCIACAO CAVERNOMA:
Telemóveis da Direção: +351 967 305 975 e +351 919 751 767
Email geral: cavernomaportugal@pigmaleao.pt
Email da Direção: anajacinto.cavernoma@pigmaleao.pt
Endereço: Praceta de Manica, 5A, 2780-022 Oeiras
Site
https://www.cavernomaportugal.pt
https://www.facebook.com/CavernomaPortugal/