Imagem 1 DMSD.jpg

Tertúlia “Utilização segura do medicamento – um compromisso de todos"

Participação do Enf. Sérgio Abrunheiro, sócio fundador da SPLS

O Enf. Sérgio Abrunheiro (Enfermeiro Especialista de Reabilitação do Serviço de Neurologia do CHUC e Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde) integrou a Tertúlia “Utilização segura do medicamento – um compromisso de todos”, conjuntamente com  a Drª Ana Sampaio (Presidente da Associação Portuguesa de Doença Inflamatória do Intestino), o Dr. José Feio (Diretor do Serviço de Farmácia Hospitalar do CHUC) e o Dr. Francisco Maio Matos (Médico Anestesiologista e Presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente do CHUC).

 

Este evento dirigido aos cidadãos prestadores e utilizadores dos cuidados de saúde foi organizado pelo  Gabinete de Qualidade e Segurança do Doente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decorrendo no passado dia 17 de setembro no Forum Coimbra® tendo transmissão simultânea na página de Facebook® do CHUC. Visou assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente.

Nesta tertúlia os preletores foram unânimes ao apontar a literacia em saúde como determinante para a garantia da utilização segura do medicamento. Reconheceram que os profissionais de saúde frequentemente procuram dar acesso ao cidadão de informação acerca do regime medicamentoso, mas concordaram na necessidade de atribuir maior atenção à dimensão compreensão e uso. Foi ainda realçada a importância de se comunicar de forma clara, assertiva e positiva com o cidadão para promover o seu empoderamento.

 

Por fim, foram enumeradas breves ações que o cidadão pode adotar para assegurar uma utilização segura do medicamento, destacando-se as seguintes: elaboração da sua lista de medicamentos, mantendo-a sempre atualizada para apresentar quando recorre ao sistema de saúde, cumprimento rigoroso do regime medicamentoso indicado pelos profissionais de saúde, não recorrendo à automedicação e por fim o esclarecimento todas as suas dúvidas sobre os medicamentos que lhe são prescritos e/ou administrados.

Programa Dia Mundial da Segurança do Doente.png