Sem nome (8 × 12 cm) (12 × 8 cm)_edited_edited.jpg
Captura de Ecrã (156).png
jsn_logo_jj_vert_color_rgb - Copy (2).png
logo sanofi.GIF
foto concuros de video pixabay gratuito.jpg

Saúde mental. Concurso de vídeos para estudantes de Medicina tem 3 mil euros para os mais criativos  

 

O objetivo é proporcionar à comunidade estudantil de Medicina um espaço original e criativo que contribua para o desenvolvimento de materiais de educação para a saúde da sociedade civil. O concurso conta com o apoio da Janssen e da Sanofi.

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) estão a promover um concurso de vídeos sobre a saúde mental. O projeto “Literacia Faz Bem à Saúde — Pela Saúde Mental” é destinado a estudantes que estejam a frequentar o curso de Medicina e pretende incentivar ao debate sobre a saúde mental nas suas mais variadas vertentes. As inscrições iniciam-se esta quinta-feira, 6 de outubro, e prolongam-se até 25 de novembro.  

 

Segundo a organização, todas as peças de vídeo, que devem ter até dois minutos, devem retratar o tema da literacia em saúde, fazendo referência ao tema da saúde mental. Dentro desta temática, é dada liberdade aos participantes de serem abordados outros tópicos específicos, sempre estimulando a criatividade dos autores. Por exemplo, na saúde mental podem ser abordadas as áreas da sexualidade, adições, alimentação, bullying, migração, entre outras.

 

Para a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, este projeto “reforça uma parceria muito boa entre a SPLS e a ANEM, numa cooperação frutuosa, estimulando a já conhecida criatividade dos estudantes de Medicina, e introduzindo um tema que lhes é caro — a saúde mental —, tendo sido a proposta do tema sugerida pela Direção da ANEM, dada a acuidade da saúde mental entre os jovens”.

 

Com Portugal como segundo país da Europa com maior prevalência de doenças psiquiátricas, “é necessário investir mais na prevenção, na redução do estigma da sociedade associado à doença mental e no acesso ao tratamento”, explica o diretor de Saúde Pública da ANEM, José Diogo Soares. “Este é o primeiro fruto de uma colaboração de duas entidades com o mesmo objetivo de promoção da literacia em saúde da sociedade civil e envolvimento dos estudantes de Medicina nesta tarefa determinante para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal”, conclui.

 

A SPLS e a ANEM contam ainda com o apoio das farmacêuticas Janssen e Sanofi patrocínio  dos projetos vencedores. Haverá seis prémios monetários a distribuir pelos seis melhores classificados no valor de 500 euros cada, representando um total de 3 mil euros. Os resultados serão divulgados durante o mês de dezembro de 2022 e a entrega dos prémios decorrerá num evento específico marcado para o efeito.

 

“A promoção da literacia em saúde, nomeadamente da saúde mental, está totalmente alinhada com o nosso propósito de contribuirmos para transformar a prática da medicina e termos um impacto positivo na melhoria da vida das pessoas”, afirma Francisco Rocha Gonçalves, Head of Market Access, Public Affairs and Trade da Sanofi Portugal. Por sua vez, Maria Henriqueta Faria, diretora de Corporate Affairs na Janssen Portugal, explica que “a missão da Janssen passa por reduzir o impacto das doenças neuropsiquiátricas e neurodegenerativas graves, trabalhando diariamente para promover a integração social destes doentes. Por isso mesmo, vemos grande valor e associamo-nos à primeira edição desta iniciativa, numa parceria entre a SPLS e a ANEM, promovendo a literacia e conhecimento sobre a saúde mental”.

 

A criação submetida deverá proporcionar mais educação para a saúde da sociedade civil, mostrando como os jovens sabem lidar com questões relacionadas com a sua saúde, nomeadamente com a saúde mental (ideias, estratégias, soluções construtivas). A organização pretende ainda que a criação deste material de divulgação ajude a consciencializar a comunidade estudantil para a importância da literacia em saúde. Toda a informação está disponível aqui.