Design sem nome (4)_edited.jpg

Boas Práticas de
Literacia em Saúde

Bem-vindo ao Portal de Boas Práticas de Literacia em Saúde, da SPLS

 

A SPLS tem como prioridade identificar, divulgar e transferir as melhores práticas para progredir na literacia em saúde, nos domínios da promoção da saúde, cuidados de saúde e prevenção de doenças.

 

O Portal de Boas Práticas foi desenvolvido para disseminar informações confiáveis ​​e boas práticas implementadas na área da literacia em saúde, envolvendo a promoção da saúde, prevenção de doenças, cuidados de saúde e gestão de doenças crónicas e não transmissíveis.

 

Esta área baseia-se na iniciativa Healthier Together, da Comissão Europeia, lançada em 15 de dezembro de 2021 EU, que se dedica também às questões da literacia em saúde, no campo das doenças não transmissíveis.  Esta iniciativa - Healthier Together - visa apoiar os países da UE na identificação e implementação de políticas e ações eficazes para reduzir o fardo das principais doenças não transmissíveis e melhorar a saúde dos cidadãos, e inclui cinco vertentes: doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas, saúde mental e distúrbios neurológicos, e uma vertente horizontal sobre determinantes da saúde.

O projeto da Comissão Europeia visa reduzir as desigualdades em saúde e integrar a saúde em todas as políticas.  As ações também podem ajudar a enfrentar desafios comuns a todas as vertentes, como os determinantes sociais da saúde e a literacia em saúde, a contribuir para a prevenção e gestão sensíveis à idade, género, cultura, à participação de pacientes (recuperados) no mercado de trabalho, para fazer face à multimorbilidade, e para o desenvolvimento e melhorias nos cuidados integrados e centrados na pessoa.

Neste sentido e com uma adaptação ás questões específicas da Literacia em saúde, apresentamos a iniciativa Portal de Boas Práticas de Literacia em Saúde.

Forneceremos aqui uma visão geral das boas práticas recolhidas e transmitidas a nível nacional.

 

Todos os indivíduos e grupos que tiverem boas práticas em literacia em saúde, poderão submeter para avaliação através deste portal. 

 

AVALIAÇÃO DA COMISSÃO DE ÉTICA E DO CONSELHO CIENTÍFICO DA SPLS

 

Todas as práticas, desde que avaliadas como "melhores" de acordo com os critérios adotados pela Comissão de Ética e pelo Conselho Científico da SPLS serão publicadas neste portal para franca disseminação e transferência para outras organizações que desejem fazer também a sua implementação.

 

Apresente as suas boas práticas, preenchendo este formulário